O que a UFU faz para manter a qualidade da água?

Plano de Gestão de Qualidade da Água da Universidade envolve parceiras e trabalho conjunto entre os setores
gabriela.pina@ufu.br
09/11/2023 - 16:33 - atualizado em 21/11/2023 - 08:29

Por Isadora Pinheiro

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) funciona em sete campi, presentes em quatro cidades diferentes, além de Moradia Estudantil e Unidades Externas. Todos esses prédios necessitam de vários recursos para se manterem funcionais, e um indispensável é a água. Sua gestão demanda um controle de qualidade muito cuidadoso, que é previsto no “Projeto de Manutenção da Qualidade da Água da Universidade Federal de Uberlândia”, ativo desde 2017.

 

Baseado no Plano de Segurança da Água da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Projeto é constituído sobre três pilares principais, com estratégias divididas em três princípios.

 

O três pilares são: 

- Monitoramento constante da qualidade da água: realizadas por laboratórios especializados que realizam observações regulares de possíveis contaminantes, e dos padrões de conformidade estabelecidos;

- Manutenção predial: a garantia da manutenção e reparo da estrutura hidráulica dos prédios, envolvendo limpeza, desinfecção e reparos;

- Manutenção de equipamentos: manutenção e higienização de filtros, purificadores, bombas, e outros dispositivos necessários para a distribuição de água em toda a universidade.

 

Enquanto os princípios são: o de abordagem de múltiplas barreiras, que envolve a adoção de verificações e ações em etapas, desde a captação até o consumo; a análise de risco, que, como subentende-se, consiste numa constante avaliação e observação dos riscos envolvidos na qualidade da água. E, vinculado a esses dois processos, os Pontos Críticos de Controle (PCCs), que são momentos específicos nos quais é necessário uma maior atenção ao monitoramento completo, para garantir a qualidade da água. Também é salientada a relevância de se pensar o organograma de gestão de qualidade de água como processos intersetoriais, ou seja, que envolvem diversos setores da universidade e comunidade externa. Dessa forma, não existe apenas um órgão responsável por todos os processos, mas sim, um trabalho colaborativo. 

 

A distribuição de água é realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), onde são realizados diálogos e parcerias para promover uma distribuição cada dia mais regular e abrangente. 

 

As métricas: 

 

As métricas do consumo e utilização de água na UFU podem ser acompanhadas pelo Painel de Sustentabilidade da Universidade, desenvolvido por parcerias da Prefeitura Universitária e da Diretoria de Sustentabilidade, que é uma das responsáveis pelo andamento dos acordos, protocolos e relatórios da distribuição hídrica do campus. 

Captura de tela do Painel Geral de água da UFU, subdividido por unidades.

 

Subdividido entre os campi, anexos e moradias, as análises são feitas em metros cúbicos de água, e em recursos financeiros, como uma prestação de contas para as comunidades interna e externa, e o próprio Governo Federal.