UFU recebe menção honrosa em encontro de sustentabilidade no Mato Grosso do Sul

gabriela.pina@ufu.br
21/11/2023 - 08:34 - atualizado em 21/11/2023 - 08:40

Por Isadora Mendes

Foi realizado, nos dias 14 e 15 de setembro, um encontro na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), unindo a sexta edição do National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil ao 1º Encontro UFMS Sustentável. A UFU recebeu uma menção honrosa graças ao resumo Painel de Sustentabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, plataforma pública que informa os dados e ações sustentáveis realizadas pela universidade.

O UI GreenMetric for Universities é um ranking internacional,  iniciado na Indonésia, de universidades que buscam promover “campi verdes” e sustentabilidade ambiental. Atualmente, mais de mil universidades estão cadastradas no ranking, em mais de 85 países pelo mundo. Funciona por meio de um questionário de 39 indicadores, com seis critérios: Ambiente e Infra-estruturas (SI), Energia e Alterações Climáticas (CE), Resíduos (WS), Água (WR), Transportes (TR) e Educação (ED). E este ano, sua edição aconteceu em parceria com o primeiro encontro UFMS Sustentável, do qual a UFU recebeu a honra de ser homenageada graças ao trabalho realizado em seu Painel de Sustentabilidade.

O Painel é uma iniciativa da UFU para que toda a comunidade, externa e interna, tenha ciência das informações relacionadas à sustentabilidade dentro da universidade.  Nele, é possível analisar dados quantitativos e financeiros envolvendo questões como: eficiência energética, consumo de água e energia elétrica, coleta seletiva, gestão de resíduos perigosos, e outras ações e serviços sustentáveis que acontecem na universidade, em todos os seus campi.

O reconhecimento pelo projeto veio no Encontro UFMS Sustentável, recebido pelos professores presentes no evento, que representaram a Universidade Federal de Uberlândia.