UFU disponibiliza dados abertos de sustentabilidade de 2024

Divulgação integra a implementação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P)
frederico.corticioni@ufu.br
13/08/2025 - 14:37 - atualizado em 13/08/2025 - 14:34

Por: Vitória Marcelino

Dados abertos de sustentabilidade (Ilustração: Allan Rosário / DIPSA)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), disponibiliza os dados abertos de 2024, por meio do seu Portal de Dados Abertos. As informações abrangem os consumos de água, energia elétrica, copos descartáveis, papel, resíduos sólidos, coleta seletiva e toners. A iniciativa reforça o compromisso da universidade com a transparência, a responsabilidade socioambiental e o incentivo ao controle social das ações públicas.

A ação está diretamente ligada à política pública de acesso à informação e promove a inovação e a busca por soluções tecnológicas ao disponibilizar informações acessíveis à sociedade. Outro aspecto relevante é a integração com outras bases governamentais, o que amplia o potencial de cruzamento de dados e contribui para a formulação de políticas públicas e o aprimoramento da educação superior. “A publicação desses dados permite que a sociedade acompanhe como os recursos estão sendo utilizados, além de incentivar a participação cidadã e o controle social”, avalia a ouvidora-geral da UFU, professora Núbia dos Santos Saad.

Esses dados também integram a base da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), fortalecendo o diagnóstico socioambiental e o alinhamento com os instrumentos de gestão institucional, como o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE). “A análise dos indicadores permite avaliar com mais precisão a eficiência do uso de recursos”, explica o coordenador da A3P na UFU, Eunir Augusto Reis Gonzaga. 

O monitoramento contínuo ajuda a identificar comportamentos e propor soluções sustentáveis baseadas em evidências. A articulação entre diagnóstico, planejamento e transparência assegura que a pauta ambiental deixe de ser pontual e passe a integrar efetivamente a gestão universitária, “colocar o meio ambiente no planejamento é garantir que as ações sustentáveis deixem de ser eventuais e passem a ser compromissos institucionais”, destaca o coordenador. 

Além disso, os dados podem estimular a produção científica em estudos acadêmicos e projetos de extensão: “as informações disponíveis são fundamentais para estudos em diversas áreas, como a análise dos dados de resíduos, água e energia pode embasar pesquisas e propor melhorias internas na própria universidade”, observou o estagiário da Sala Verde UFU Sustentável responsável pela organização dos dados deste ano, João Lucas dos Reis Silva, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária. 

A ação também reforça o compromisso da UFU com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. O conjunto de dados pode ser acessado diretamente na página oficial, onde estão organizados por categorias e atualizados conforme a disponibilidade das unidades administrativas.