UFU participa do projeto "Investimento atrai Investimentos"

Anônimo
20/08/2013 - 13:44 - atualizado em 21/03/2018 - 14:59

Entre os dias 19 e 20 de agosto, a Universidade Federal de Uberlândia apresenta aos participantes do evento, que acontece no Center Convention, sua principal ação sustentável, o Campus Glória.

Com o auxílio da maquete oficial, o coordenador de planejamento e gestão ambiental, Eunir Augusto Reis, está encarregado de explicar aos visitantes sobre o processo de implantação, posterior implementação do novo Campus e sobre a formação de uma cidade universitária. Eunir participou da elaboração e desenvolvimento do Plano Diretor Físico Territorial do Campus Glória.

O coordenador afirma que os visitantes demonstram grande interesse pela implantação de um campus universitário totalmente sustentável, e conta que os principais questionamentos são a repeito da localização, dimensão  evolução das obras, preservação das reservas naturais, paisagismo e áreas verdes. Perguntas sobre adequações no planejamento urbano, relação com a população dos bairros vizinhos e sobre a implantação do VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos também são frequentes.

“Todos os prédios foram projetados de forma a aproveitar o máximo de iluminação natural, tem telhado verde, reuso de água e aproveitamento dos recursos pluviais. Haverá bicicletários, Centro de Educação Ambiental, preservação das nascentes, total acessibilidade e mobilidade, coleta seletiva, parque linear, entre outras muitas ações ambientalmente sustentáveis”, explica Eunir.  

De acordo com o Diretor de Sustentabilidade Ambiental, Euclides Araujo, este foi o primeiro de uma série de 4 planos diretores. “Este ano estamos desenvolvendo o do Campus Monte Carmelo e do Campus Ituiutaba. Assim que concluirmos iniciaremos o plano diretor físico-territorial do Campus Patos de Minas”, afirma o diretor.

O profissional de TI, Diogo Nunes, que teve no stand da UFU seu primeiro contato com o Campus Glória, conta que achou o complexo muito bem projetado, com boa mobilidade e harmonia no conjunto entre construções e natureza. “Acho importante, antes de fazer uma construção, pensar na questão sustentável. Esse tipo de investimento é um convite para uma educação de qualidade”, conclui.

 

 

“Investimento atrai investimentos” é pioneiro no Brasil

 

O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades do Triângulo Mineiro que devem receber, nos próximos dois anos, cerca de 23% do total de investimentos da iniciativa privada previstos para todo o Estado. A previsão foi feita de acordo com a Pesquisa de Perspectiva do Sebrae-MG divulgada em dezembro de 2012.

Os idealizadores do projeto pretendem, ainda, estimular a cultura empreendedora entre os empresários locais, pois a tendência entre empresas sustentáveis é estimular o surgimento de uma rede de fornecedores e a capacitação da população. A expectativa é que aproximadamente duas mil pessoas participem do evento em seus dois dias de realização.

Em Uberlândia, o evento é realizado pelo Sebrae e Fiemg Regional Vale do Paranaíba e tem como mantenedor o Centro das Indústrias do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Cintap). A co-realização é das Prefeituras de Uberlândia e Uberaba, com idealização e organização da Pool Comunicação. 

 

Entre os participantes estão:

 

  • Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba - Amvap
  • Associação dos Municípios da Região do Alto Paranaíba - Amapar
  • Associação da Microrregião do Vale Grande - Amvale
  • Associação Mineira dos Municípios - AMM
  • Prefeitura Municipal de Uberlândia
  • Universidade Federal de Uberlândia
  • Sebrae
  • Senac/Fecomércio
  • Senai 
  • Sindicato das Indústrias
  • Fiemg Regional Vale do Paranaíba
  • Centro das Indústrias do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - Cintap
  • Petrobras
  • Pool Comunicação
  • Instituições privadas de ensino superior 
  • Grandes empresas da região

Texto e fotos: Letícia França (Estagiária de Graduação)