Transporte Intercampi da UFU entra em funcionamento

Anônimo
23/09/2013 - 17:34 - atualizado em 21/03/2018 - 14:59

No próximo semestre letivo a comunidade universitária contará com linhas de ônibus que farão, gratuitamente, a ligação entre os campi Santa Mônica, Educação Física e Umuarama.

A proposta do Transporte Intercampi foi um compromisso de campanha no processo eleitoral, em 2012, para o cargo de reitor. A responsabilidade foi dada à Prefeitura Universitária, que já em fevereiro, entrou em contato com a Diretoria de Logística (DIRLO) e com a Divisão de Transporte (DITRA) para escolher a melhor forma de implantar este serviço.

A princípio cogitou-se a possibilidade de usar apenas um ônibus da própria frota da UFU, porém a analise da demanda do atendimento aos usuários e dos serviços similares prestados em outras instituições de ensino superior, mostrou que seriam necessários dois veículos para a linha e outro para substituição em momentos de manutenção de um deles. Além disso, a presença de plataforma para portadores de necessidades especiais foi considerada primordial e obrigatória. A alta despesa gerada por essa compra, tempo gasto para prospecção de orçamentos, trâmites burocráticos e licitação para aquisição desses novos ônibus, somada aos custos de manutenção dos três veículos, fez com que se optasse por terceirizar o serviço junto à empresa Ptrans, que já trabalha com transportes para a UFU. A empresa possui veículos adaptados, próprios para o transporte urbano, com toda a documentação e seguros em dia.

Resolvida a questão dos veículos, era preciso saber a quem atender, quando e em que locais para decidir os horários e itinerários das linhas. Foi nesse momento que a DIRES - Diretoria de Assuntos Estudantis e o DCE – Diretório central dos Estudantes vieram somar forças para viabilizar o projeto. De acordo com Wesley Marques, diretor de logística e prefeito em exercício da UFU, os parceiros se dispuseram a fazer todo levantamento junto à comunidade acadêmica, por meio de aplicação de questionários, sobre o público a ser atendido e horário de maior necessidade de transporte entre os campi.

“O trabalho foi feito foi de forma rápida, efetiva e concluído com sucesso. Hoje eu me surpreendo em como o processo aconteceu de forma tranquila. Me pergunto: Por que não foi feito antes?”, conta Wesley.

Diretor de Logística, Wesley Marques, prefeito em exercício - Foto: Letícia França

 

A demanda é antiga, fundamentada e comprovadamente necessária. Uma pesquisa sobre sustentabilidade ambiental na UFU, realizada junto à comunidade universitária, pelo “Projeto Formação de Agentes Ambientais", da Divisão de Assistência ao Estudante - DIASE, em parceria com a Diretoria de Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura Universitária, no mês de outubro de 2011, indagou sobre a frequência de utilização caso o Transporte Intercampi viesse a ser implantado. Foram entrevistadas 1232 pessoas entre estudantes, técnicos administrativos e professores, nos três campi de Uberlândia. Entre os entrevistados ouvidos 41% afirmaram que usariam o serviço sempre, 25% usariam às vezes, 18% raramente, 12% nunca usariam e 4% não souberam responder. Com o crescimento da UFU e aumento no número de alunos, nos últimos anos a necessidade aumentou.

 

Fonte: www.sustentavel.ufu.br

 

Além dos estudantes que tem aulas em campi diferentes, o transporte vai atender técnicos administrativos que precisam executar trabalhos em mais de um campus ou que precisam se deslocar para a Prefeitura Universitária, Reitoria ou alguma outra unidade administrativa para realizar suas funções. Professores que ministram aulas em locais diferentes, alunos que queiram praticar alguma modalidade esportiva no campus Educação Física, estudantes precisam ter acesso às bibliotecas, atendimento psicológico e de assistência social, que fazem projeto de iniciação científica, de extensão ou estágio em um Campus diferente do que tem aulas também serão beneficiados.

“Outro bom exemplo da importância do Transporte Intercampi são os estudantes do Campus Educação Física que almoçam no Campus Santa Mônica. Hoje, a não ser os que tem veículos próprios, eles têm que se deslocar a pé uma distância relativamente longa e depois de  enfrentar a fila do Restaurante Universitário precisam fazer suas refeições correndo, pois tem que voltar andando para as aulas do período da tarde”, explica o prefeito em exercício.

O Transporte Intercampi será implantado assim que o segundo semestre de 2013 tiver início. Haverá duas linhas, uma saindo do Campus Santa Mônica, passando pelo Campus Educação Física e Chegando ao Campus Umuarama. O outro ônibus faz o sentido inverso. Os horários de circulação estão listados na tabela abaixo.

 

Tabela com os horários de circulação dos ônibus do Transporte Intercampi (os horários estão sujeitos a alterações)

 

O Transporte Intercampi poderá atender estudantes, técnicos e professores, e a comprovação do vínculo com a Universidade seria feita mediante apresentação das respectivas Carteirinhas Institucionais ao motorista do ônibus. A estrutura funcionará de segunda à sexta – feira, nos períodos da manhã e tarde. Não haverá ônibus em circulação à noite e nem nos fins de semana. De acordo com as respostas ao questionário aplicado pelo DCE, a demanda fora do horário comercial é muito pequena. 

O questionário para verificar a relevância do Transporte Intercampi foi aplicado por membros do DCE por meio de formulário eletrônico, entre 15 e 31 de julho de 2013 e obteve respostas de 890 pessoas vinculadas à UFU. A pesquisa identificou, por exemplo, a porcentagem de membros da comunidade acadêmica que se deslocam, em 2013, para outro campus e os principais motivos desses deslocamentos.

Fonte: www.ufu.br

 

Fonte: www.ufu.br

 

Pela manhã, haverá quatro horários de saída dos ônibus e no período da tarde serão seis horários. Lembrando que os veículos saem ao mesmo tempo do Campus Santa Mônica e do Umuarama. O embarque e desembarque de passageiros acontecerá apenas nos três pontos de parada dentro dos campi. A medida além de aumentar a segurança serve para que as linhas da UFU não entrem em conflito com as linhas de transporte público da cidade.

Marques acredita que o problema com falta de vagas nos estacionamento também deve ser minimizado, já que os alunos e servidores que moram perto de um Campus e se deslocam a pé até lá, não precisarão usar seu veículo próprio para chegar a outro Campus mais distante. Essa possibilidade também diminui a emissão de gases de efeito estufa e colabora com a fluidez do trânsito da cidade.

O diretor Leonardo Barbosa, da Diretoria de Assuntos Estudantis, esclarece que a participação da DIRES colaborou para pensar o Transporte Intercampi como uma política de assistência estudantil. Os veículos também são espaços de convivência que devem estar abertos à participações, atividades e incursões culturais. O ônibus não deve ser visto apenas como um veículo. O espaço pode ser utilizado, pela universidade, para divulgar eventos, campanhas educativas, comunicar sobre bandeiras históricas do movimento estudantil,  garantir a divulgação literária e outras atividades afins.  

"Por enquanto a  resolução está aprovada, os ônibus reservados e já estamos começando a preparar a inauguração, mas o segundo passo também é muito importante. Queremos contar com a comunidade para pensar um projeto visual pra eles, um projeto de intervenção artística e cultural que também vai ser muito importante. Podemos fazer concursos não só para escolher o  layout, mas para pensar em uma agenda cultural dos ônibus  e em canais de comunicação e divulgação. O importante é a comunidade participar", explica Leonardo.


A estudante de medicina veterinária da UFU (ex-aluna de biotecnologia), Andressa Brito, coordenadora do DCE, conta que a implantação do ReUNI tornou ainda mais evidente a necessidade do Intercampi, com a criação de diversos cursos com aulas em mais de um campi da Universidade. " Para mim, participar do processo de implantação, foi uma grande experiência, e tenho certeza de que, mesmo que não esteja tudo perfeito desde o primeiro momento, é uma grande vitória para todos os segmentos da Universidade, que só tem a ganhar com a criação de um meio que favorece a coesão da instituição", conclui.

Representantes do DCE e da administração da UFU após reunião do CONDIR
 

O Transporte Intercampi foi aprovado pelo CONDIR - Conselho Diretor no último dia 13 de setembro o texto da Resolução 04/2013 está anexada ao fim desta página. A fiscalização do Contrato ficará a cargo da DITRA e o acompanhamento do serviço será feita por uma comissão que contará com membros representantes da Prefeitura Universitária, da DIRES e do DCE.

 


Texto: Letícia França

Fotos: Euclídes de Araújo e Letícia França

AnexoTamanho
PDF icon Resolução 04/2013111.18 KB