Conclusão do Curso de Capacitação 2017

Anônimo
16/11/2017 - 09:21 - atualizado em 21/03/2018 - 14:59

O Curso de Capacitação para Técnicos Administrativos, foi encerrado no dia  01 de novembro. O curso contou com 10 módulos, que visaram contribuir para a progressão de carreira dos servidores. O curso ocorreu em Uberlândia, no campus Umuarama, sendo disponibilizados 40 vagas.

Janaina de Souza Mota, servidora do Instituto de Genética e Bioquímica, conta que antes da realização do curso de capacitação, as expectativas eram de que o curso iria propor apenas assuntos habitualmente discutido, porém o curso surpreendeu trazendo temas até então desconhecidos, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que veio para ampliar o conhecimento teórico.

Um dos atrativos do curso para a servidora foi a aula de “Alimentação Sustentável”, onde os alunos produziram pratos culinários a partir de ingrediente não transgênicos e livre de agrotóxico. Janaina afirma que, todas as aulas foram bem explicativas e interativas, pois os servidores puderam interagir mais durante as aulas, participando de debates e trocando conhecimento com os facilitadores que estavam apresentando o tema. Ela também aponta que pôde concluir que, como servidora, pode realizar ações e promover atitudes sustentáveis, garantindo a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Rosane de Souza, bióloga e um das facilitadoras do curso, aponta que o curso surpreendeu os participantes, pois trouxe temas que para o senso comum não são considerados integrantes do desenvolvimento sustentável, dessa forma fizeram com que os servidores tivessem um olhar holístico sobre estas questões. Além disso, afirma que ainda estamos caminhando para quebrar o paradigma de que os assuntos ambientais estão relacionados apenas com a flora e fauna,  quando na verdade eles estão ligados ao cotidiano das pessoas.

Texto : Raphaela Augusta