Divulgada Base de Dados sobre energia elétrica e água na Universidade Federal de Uberlândia

Informações detalhadas podem contribuir em pesquisas dentro da Universidade.
mateus.prata@ufu.br
20/08/2019 - 10:59 - atualizado em 20/08/2019 - 14:22

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) disponibiliza os dados sobre o consumo mensal de água e energia de suas instalações. As informações visam oportunizar o desenvolvimento de pesquisas em prol de melhorias para a sociedade. O consumo de água e energia será atualizado mensalmente em uma tabela com informações específicas.

Segundo o Pró Reitor de Pesquisas e Pós-Graduação Carlos Henrique de Carvalho, a divulgação detalhada das planilhas é fundamental no âmbito de pesquisas na universidade. "Abre-se um leque de possibilidades de cruzamento de dados muito significativos, que vão impactar na qualidade das nossas pesquisas".

Ainda de acordo com o Pró Reitor, "Pesquisadores trabalham com evidência, sem evidência não tem pesquisa e as planilhas disponibilizam evidencias empíricas do que é a realidade UFU em alguns setores, esse é o trabalho fundamental".

A coleta de dados contemplou todas as unidades da Universidade, incluindo as cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia.

Na tabela é possível acompanhar os gastos de cada relógio e hidrômetro instalado nos campi. Os medidores contém os dados de consumo em áreas específicas.

Na questão da energia elétrica, a série histórica teve inicio em janeiro de 2018, até março de 2019. Já com a água, a abrangência vai de janeiro de 2014 até maio deste ano. Deve-se considerar a área total construída da Universidade que gira em torno de 359.695 m² segundo dados da própria UFU disponíveis no anuário de 2018.

A planilha mais detalhada será disponibilizada no site UFU Sustentável e o link para acesso você encontra ao final da matéria.