1° Seminário Resíduos Químicos nas Instituições de Ensino

Anônimo
13/09/2013 - 17:57 - atualizado em 21/03/2018 - 14:59

Aconteceu hoje no Campus Santa Mônica da UFU o 1° Seminário Resíduos Químicos nas Instituições de Ensino. O evento foi promovido pela DIRSU – Diretoria de Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura Universitária.

Mais de 200 pessoas estiveram presentes para assistir às palestras, de três dos melhores especialistas do Brasil na área de resíduos químicos e perigosos; a doutora em Química Analítica Maria Cecília Tavares, responsável pelo Laboratório de Resíduos Químicos da USP de São Carlos, a Conselheira do Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQ-MG), Debora Vallory, que escreveu o livro “Manual para Gestão de Resíduos Químicos Perigosos de Instituições de Ensino e Pesquisa” e o Diretor de Sustentabilidade Ambiental da UFU e também conselheiro do Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQ II), Dr. Euclídes Honório de Araújo.

A palestrante Maria Cecília focou suas explicações no gerenciamento resíduos químicos nas universidades, apresentando vários bons exemplos de como esses materiais são geridos na USP de São Carlos. Detalhou cada procedimento do conjunto de atividades técnicas e administrativas que envolvem: inventário ou levantamento, medidas de minimização, segregação, acondicionamento, rotulagem, armazenamento temporário, tratamento interno, disposição final e registro de controles.

Debora Vallory afirmou que gerenciar é impedir, tanto quanto possível e reduzir, ao mínimo, a produção de resíduos perigosos, e submeter esses resíduos a um manejo que impeça danos ao meio ambiente. Mostrou que se deve aumentar a eficiência do uso de recursos por razões econômicas, éticas, de responsabilidade socioambiental e para evitar imputação tanto de responsabilidade civil quanto penal. Vallory esclareceu dúvidas sobre as ações institucionais necessárias para o gerenciamento adequado e efetivo.

“É preciso dispor de um plano de gerenciamento de resíduos, minimizar resíduos, planejar novos experimentos, conhecer os materiais, montar um banco de FISPQ – Ficha de informação de Segurança de Produtos Químicos, fazer levantamento e inventário do ativo e do passivo ambiental. Estas medidas permitem organizar almoxarifados, dar rotatividade aos produtos químicos excedentes, segregar e acondicionar os resíduos, rotular e tratar internamente. É importante dispor de entreposto e providenciar o transporte dos resíduos químicos encaminhando os mesmos para tratamento”, explicou Débora.

O diretor Euclides de Araújo realizou o lançamento oficial do Manual de Gerenciamento de Resíduos Químicos da Universidade Federal de Uberlândia. Falou sobre o PGRS – Projeto Gestão de Resíduos Sólidos da Universidade, sobre o recém-implantado Laboratório de Resíduos Químicos, sobre a CIGEA – Comissão Institucional de Gestão e Educação Ambiental e delineou necessidades, potencialidades e projetos futuros da Diretoria de Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura Universitária.

A participação do público foi intensa. A interatividade garantida por meio de perguntas e sugestões feitas aos três participantes.  Exemplares do Manual de Gerenciamento de Resíduos Químicos da UFU e livros escritos pelas palestrantes foram sorteados entre os presentes.

Imagens do evento, slides com informações apresentadas pelas palestrantes e a versão em PDF do Manual de Gerenciamento de Resíduos Químicos da UFU estão disponíveis em anexo nesta página.

Os certificados estarão disponíveis nos próximos dias no sitio eletrônico http://www.siex.proex.ufu.br/certificado/pesquisar


Texto: Letícia França (Estagiária de Graduação)

Fotos: Eunir Augusto e Letícia França