Curso de capacitação esclarece questões ambientais

Anônimo
01/11/2013 - 17:33 - atualizado em 21/03/2018 - 15:00

Teve início esta semana o 1° Curso de Capacitação em Desenvolvimento Sustentável para técnicos administrativos, promovido pela Prefeitura Universitária por meio da DIRSU - Diretoria de Sustentabilidade Ambiental. A atividade, que é viabilizada pela DICAP – Divisão de Capacitação Pessoal, é composta por 40 horas que contam para a progressão de carreira dos servidores. As aulas vão até dia 28 de novembro e ocorrem todas as terças e quintas feiras, entre 13h30min e 17h30min na sala 238 do bloco 1 A no Campus Santa Mônica.

Inicialmente foram disponibilizadas 20 vagas para a capacitação, porém como as inscrições realizadas excederam em aproximadamente 50% o número inicial, mais 10 vagas foram abertas e ocupadas. Para prover o curso foram convidados nove professores e especialistas de diferentes áreas do conhecimento ligadas ao tema da educação socioambiental.

Eunir Augusto fala sobre Agenda 21 e A3P durante primeira aula - Foto: Letícia França

O Coordenador em Planejamento e Gestão Ambiental, Eunir Augusto Reis, ofereceu a primeira aula, dia 29, com o tema Agenda 21 e A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), ensina que agenda Ambiental é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. 

“Esperamos que o Curso de Capacitação em desenvolvimento Sustentável, por meio de um processo qualificado e fortalecido de formação e diálogo nos territórios, faça com que as pessoas se sintam parte de um mundo onde podem interferir nas decisões e caminhos escolhidos para seu país, seu estado, sua cidade, seu bairro, contribuindo ativamente para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia".

Professora Marlene Colesanti, do Instituto de Geografia durante em sua aula sobre ecologia e qualidade de vida.

Durante aulas expositivas, debates, visita técnica e aula prática, os participantes recebem informações sobre os seguintes temas: O meio ambiente e as principais questões ambientais; Educação Ambiental e hábitos ecológicos; Ecologia e qualidade de Vida; Legislação e gestão ambiental; Agenda 21 e A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública); PNRS (Política Nacional de Resíduos sólidos); PGRS (Plano para Gerenciamento de Resíduos Sólidos); Áreas verdes e espaços livres; Preservação da água; Eficiência energética e fontes alternativas; Sustentabilidade no projeto e nos espaços construídos; Mobilidade sustentável. Uso racional dos recursos; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Observância do “tripé ambiental” (econômico, ambiental e social) em compras e licitações.

Técnicos de diferentes áreas acadêmicas e unidades administrativas participam do1° Curso de Capacitação em Desenvolvimento Sustentável

O técnico em laboratório Júlio Costa considera que as aulas ministradas até agora, colaboraram para sensibilizar sobre questões ambientais gerais e mais abrangentes e também mostrar como práticas sustentáveis podem ser aplicadas diretamente envolvendo o trabalho dos servidores da Universidade.

“Considero que visitar o Aterro Sanitário pode colaborar para a conscientização. Estamos acostumados a ver o lixo somente até o descarte na lixeira quando transferimos a responsabilidade para o poder público, não temos controle do quanto geramos e conhecer o aterro nos dá uma dimensão da quantidade e do que do que descartamos e do que consumimos. Ficar frente à “consequência” de nossos maus hábitos de consumo pode funcionar como um tratamento de choque”, Explica Júlio.


Texto e fotos: Letícia França (Estagiária de Graduação)