Literatura Técnica e Meio Ambiente

Anônimo
19/11/2013 - 17:25 - atualizado em 21/03/2018 - 15:00

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia lançaram, este ano, quatro livros e um manual, abordando temas como meio ambiente, sustentabilidade e natureza: “Geografias do cotidiano: diálogos sobre meio ambiente e sustentabilidade”, “Milton Santos – Amante da Natureza”, “Qualidade ambiental na habitação”, "Licitação Sustentável: Instrumento Concretizador do Direito ao Meio Ambiente" e o “Manual de Gerenciamento de Resíduos Químicos”. Iniciativas como as destes profissionais incentivam práticas socioambientais e colaboram para demonstrar o comprometimento da comunidade acadêmica com a conservação do meio ambiente. 

 

Qualidade Ambiental na Habitação (Oficina do Texto)

 

Organizado pelas professoras Simone Barbosa Villa, docente e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura e do  [MORA]: Pesquisa em Habitação da UFU, e Sheila Walbe Ornstein, líder do Grupo de Pesquisa constante do diretório CNPq intitulado Qualidade e Desempenho no Ambiente Construído e consultora ad hoc da CNPQ, da CAPES, da FAPESP, além de integrante do Comitê Científico dos Periódicos Pós (FAUUSP) e Ambiente Construído (ANTAC).

O livro foi lançado, no Campus Santa Mônica da UFU, dia 1° de novembro, durante o 1° Seminário Projeto, Espaço e Cultura – Habitação e Cidade do programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design/UFU. Nele estão reunidas contribuições de renomados pesquisadores nacionais e internacionais na área de Avaliação Pós-Ocupação.

Em Qualidade Ambiental na Habitação a Avaliação Pós-Ocupação (APO) desfruta do papel principal na validação da qualidade do projeto. Reunindo contribuições de alguns dos principais pesquisadores brasileiros e expoentes internacionais na área, a obra é estruturada em três partes consecutivas, de forma didática. A primeira parte, os primeiros oito capítulos, formula os conceitos e avanços metodológicos na área, cujo rebatimento em aplicações práticas em empreendimentos habitacionais constitui a segunda parte, Capítulos 9 a 13. A experiência internacional amplia o contexto da obra nos últimos três capítulos que a completam como terceira parte.

O livro oferece a projetistas, construtores, pesquisadores e estudantes as vertentes contemporâneas da APO no cenário nacional e internacional, valorizando o foco no usuário final da habitação e revelando preocupação constante com a qualidade do projeto e da construção. Os inúmeros exemplos provêm dos setores público e privado nos mais diversos contextos urbanos e regionais.

O trabalho reúne, depois de 20 anos de APO no Brasil, aquilo que se produziu de melhor no País, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, sendo leitura recomendada para projetistas, construtores, pesquisadores e alunos no campo da construção civil.

O livro está disponível em http://www.ofitexto.com.br/p/qualidade-ambiental-na-habitacao.html.

 

Simone Barbosa Villa, organizadora de "Qualidade Ambiental na Habitação" - Foto: Arquivo pessoal


 

Geografias do Cotidiano: Diálogos Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade (Editora Edibrás)

 

Organizado pelos pesquisadores da Faculdade de Ciências integradas do Pontal Adriano de La Fuente, professor de Geografia da rede estadual de ensino e técnico de laboratório do curso de Pedagogia da FACIP/UFU e Eduardo Rocha, mestre em Geografia pela UFU, professor de geografia na Polícia Ambiental da PMMG e professor no curso de formação de soldados desta mesma instituição.

A obra foi lançada, dia 15 de setembro, durante o Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia – ENPEG/2013, realizado em João Pessoa – Paraíba.

No livro são apresentadas questões que norteiam discussões do nosso tempo e que envolvem meio ambiente e sustentabilidade. A intenção, segundo os organizadores, é divulgar trabalhos desenvolvidos sobre educação ambiental ao longo da trajetória acadêmica que possam trazer à luz da reflexão questões do cotidiano, observando a preocupação com a construção de uma sociedade de maior equilíbrio ecológico, político e social.

“Outro motivo foi o desafio de concretizar com o livro, o término de disciplina sobre a questão ambiental e sustentabilidade urbana proferida pelo Prof. Dr. Manfred Fehr do Instituto de Geografia / Pós-graduação (em ocasião de conclusão de créditos para o doutorado no inicio de 2013)”, conta Adriano.

As dissertações de ambos os autores tratam da questão ambiental, Eduardo sobre taxidermia de animais para fins didáticos para alunos cegos e baixa visão e Adriano sobre o Trabalho de Campo como recurso no entendimento do conhecimento geográfico, sobretudo na compreensão das questões e impactos ambientais.

O livro pode ser adquirido diretamente com os organizadores pelo e-mail adriano@pontal.ufu.br.

 

 

Adriano de La Fuente e Eduardo Rocha organizadores de Geografias do Cotidiano: Diálogos Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade - Foto: Divulgação


 

Milton Santos – Amante da Natureza (EDUFU)

 

De autoria do fotógrafo Milton Santos, que é servidor da UFU desde 1977, o livro conta com aproximadamente 200 fotos de paisagens encantadoras registradas com belíssima composição eternizando momentos únicos e instantes que merecem ser guardados.

A história de Milton se confunde com a da própria Universidade, pois há 36 anos ele registra o desenvolvimento da UFU. As mais de três décadas de dedicação ao trabalho aliado à paixão pela fotografia resultaram em um acervo de mais de 153 mil imagens.

O lançamento do livro, com sessão de autógrafos, foi realizado dia 29/11, no auditório do Bloco 1S (Rádio e TV Universitária), no Campus Santa Mônica.

As fotos retratam um pouco da grande diversidade da fauna e da flora brasileira, com imagens de várias regiões de Minas Gerais, do Nordeste e do Centro-Oeste do país. A UFU também é representada em destaque na publicação, com fotos de diferentes épocas e de todos os campi.

O fotografo já teve seu trabalho prestigiado em várias exposições itinerantes. E conta que a experiência de publicar um livro foi tão agradável e estimulante que o motivou a iniciar a confecção da segunda obra. “Estou preparando um livro sobre pessoas que passaram pela UFU e deixaram grandes contribuições. Pessoas que fizeram diferença na história da Universidade”, explica.

O livro “Milton Santos – Amante da Natureza” pode ser adquirido diretamente com o autor no Laboratório Fotográfico do bloco 1S - Campus Santa Mônica.

 

Milton Santos, autor de Milton Santos – Amante da Natureza - Foto: Arquivo pessoal


 

Fabrício Santos - Licitação Sustentável: Instrumento Concretizador do Direito ao Meio Ambiente

O técnico administrativo Fabrício Santos, lotado na Faculdade de Matemática, vem desenvolvendo pesquisas na área de licitações e contratações públicas. Formado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, é advogado e professor, com mestrado em Direito Público também pela instituição.

O livro "Licitação Sustentável: Instrumento Concretizador do Direito ao Meio Ambiente" retrata os aspectos relacionados à efetivação do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, quando da aplicação nas licitações e contratações públicas.

"A proposta mais vantajosa para a Administração não mais reside simplesmente no menor preço, devendo considerar outros critérios, tal como a sustentabilidade", afirma o autor. A obra em muito contribuirá para que os gestores públicos conduzam os processos licitatórios em conformidade com os aspectos sustentáveis, em qualquer de suas vertentes, seja social, ambiental e econômica.

O Livro pode ser adquirido diretamente com o autor pelo e-mail fabricioufu@hotmail.com

 

 

Fabrício Santos autor de Licitação Sustentável: Instrumento Concretizador do Direito ao Meio Ambiente - Foto: Arquivo Pessoal


 

Manual de Gerenciamento de Resíduos Químicos

 

Produzido e distribuído pela equipe da DIRSU - Diretoria de Sustentabilidade Ambiental da UFU, sob direção de Euclides Honório Araújo, diretor da DIRSU, Conselheiro do Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQ II) e Professor Titular na Fac. Eng. Química da UFU. A coordenação do trabalho foi feita pelo geógrafo Eunir Augusto Reis e pelo técnico responsável pelo LQR – Laboratório de Resíduos Químicos da UFU, Júlio Costa.

O Lançamento ocorreu durante o 1º Seminário Resíduos Químicos nas Instituições de Ensino, que ocorreu no dia 13 de setembro deste ano, no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia.

A necessidade de redigir o manual se justifica pelo crescimento do montante de resíduos químicos e microbiológicos, sua diversificação e principalmente pelo impacto nocivo que tais materiais podem infringir ao meio ambiente.

Padronizar os procedimentos por meio de diretrizes contribui para a minimização na fonte geradora, organização efetiva de inventários, segregação, acondicionamento, observação de normas de rotulagem, armazenamento temporário, tratamento interno e disposição final ambientalmente adequada. É parte da Política Ambiental da UFU prevenir, minimizar, valorizar, tratar os resíduos gerados, bem como cuidar para que a disposição final seja ambientalmente adequada.

O trabalho foi incluído como anexo ao PLS – Plano de Logística Sustentável da UFU. Exemplares do Manual foram distribuídos, gratuitamente, para todas as unidades e órgãos da Universidade onde há geração de resíduos relacionados.

A versão em PDF pode está disponível em www.sustentavel.ufu.br/sites/sustentavel.ufu.br/files/files/anexos/2013-...">http://www.sustentavel.ufu.br/sites/sustentavel.ufu.br/files/files/anexo...">Laboratório de Resíduos Químicos

Caso haja a necessidade ou interesse de obter a versão impressa o representante da unidade acadêmica deve se dirigir a DIRSU.

 

Euclides Honório Araújo, organizador de "Manual de Gerenciamento de Resíduos Químicos" - Foto: Arquivo DIRSU

 


Texto: Letícia França (Estagiária de Graduação)