Energias Renováveis em pauta

Anônimo
09/12/2013 - 18:15 - atualizado em 21/03/2018 - 15:00

Teve início hoje a 2ª Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental - SAEA, que este ano abordou o tema “Energias Renováveis”. O primeiro dia de atividades contou com a presença de aproximadamente 300 espectadores. Houve apresentações dos três primeiros palestrantes da extensa e diversificada programação do evento.

Pela manhã, logo após o credenciamento e cerimônia de abertura, o professor Dr. José Roberto Camacho, da Faculdade de engenharia elétrica FEELT/UFU, explanou a respeito da energia alternativa no contexto atual, abordando os cenários nacional e internacional.

1º dia da 2ª Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental - SAEA

A tarde começou com a importante colaboração do coordenador de planejamento de combustíveis da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia - SPE/MME, Dr. João Antônio Moreira Patusco, que apresentou o balanço energético nacional comparando o desempenho brasileiro com dados equivalentes referentes a diversos outros países. Patusco também adiantou planos energéticos do ministério para os próximos anos e explicou sobre Pré-sal e fontes energéticas alternativas sazonais, que servirão como complemento às fontes principais a médio e longo prazo.

Coordenador de planejamento de combustíveis da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia - SPE/MME, Dr. João Antônio Moreira Patusco

Durante o coffee break os participantes puderam apreciar a apresentação cultural com o Estudante de Engenharia Ambiental da UFU, cantor e violonista, José Guilherme Rangel.

Promovendo o enceramento da programação do primeiro dia, o representante do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/SP, Dr. Fábio Coral, conferenciou sobre os avanços do Brasil na pesquisa e desenvolvimento de células a combustível de óxido sólido suportadas no eletrólito de zircônia estabilizada com ítria.

A 2ª Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental tem atividades programadas até a próxima sexta feira, dia 13, quando ocorrerão três visitas técnicas. Ainda é possível realizar sua inscrição no local do evento (anfiteatro do bloco 8C do Campus Umuarama). A programação completa e outras informações podem ser acessadas no http://ufu2saea.blogspot.com.br/">blog. Os certificados estarão disponíveis nas próximas semanas no site do www.siex.proex.ufu.br/certificado/pesquisar">http://www.siex.proex.ufu.br/certificado/pesquisar">SIEX.

A SAEA é promovida pelo curso de Engenharia Ambiental, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (ICIAG/UFU) e conta com patrocínio da DIRSU – Diretoria de Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura Universitária e da FAPEMIG. Entre os apoiadores estão UFU; CREA-MG; PROEX; ICIAG; NUPAM e FAU.

 

Sustentabilidade e solidariedade

Os organizadores da 2ª Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental aproveitaram o fluxo de pessoas envolvidas nas atividades para promover uma campanha de doação de leite. As caixas de leite, que devem ser entregues pelos participantes até sexta-feira, serão entregues a instituições de caridade de Uberlândia.

 

A sensibilização ambiental também é preocupação dos colaboradores que promovem a Semana e está presente nas solicitações, feitas aos inscritos, para que levem suas canecas para o coffee break a fim de diminuir o consumo de copos descartáveis, minimizando desta maneira o impacto ambiental da atividade.