Uma ponte entre a Universidade e a população de Uberlândia

Anônimo
25/11/2013 - 18:37 - atualizado em 21/03/2018 - 15:00

Promovido pela TV Integração e realizado com a colaboração de diversos parceiros, o projeto “Integração no Bairro” disponibiliza, gratuitamente, serviços e atividades de lazer aos moradores dos bairros visitados. Cortes de cabelo, manicure, aferição de pressão e glicemia, dicas sobre alimentação saudável, encaminhamento para emprego, distribuição de mudas, sensibilização ambiental, oficinas de artesanato, orientação jurídica e shows musicais são algumas das atividades oferecidas aos milhares de visitantes que costumam comparecer às edições do evento.


Moradores e autoridades de Uberlândia participaram de atividades do Integração no Bairro 

 

A Universidade Federal de Uberlândia apoia e participa dos eventos comunitários. A última edição foi realizada no bairro Luizote de Freitas e contou com o apoio da PROEX – Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. A UFU foi representada pela DIRSU – Diretoria de Sustentabilidade Ambiental, e pelos projetos PIBID do curso de Física, Movimento Cidade Futura e Artesanato Sustentável - Trabalho e Arte.

 

Projetos da UFU representados por membros da comunidade acadêmica


A equipe do Projeto Gestão de Resíduos Sólidos da DIRSU forneceu à população que esteve presente no evento informações sobre sustentabilidade e educação ambiental. O coordenador, Eunir Augusto Reis e cinco bolsistas do PGRS sanaram dúvidas sobre temas socioambientais, ensinaram crianças a fazer coleta seletiva usando um jogo educativo, informaram sobre como funciona uma cooperativa de recicladores e deram dicas de consumo consciente e reutilização de materiais que seriam descartados.

 Projeto Gestão de Resíduos Sólidos - DIRSU

 

Os alunos integrantes do PIBID de Física, juntamente com a Professora Maria Luiza Inácio, ensinaram aos participantes do evento a produzir placas térmicas isolantes feitas com caixas Tetra Pack, uma tecnologia sustentável, eficiente e barata, que serve como forro para residências que possuem telhas de materiais, como zinco e amianto. Além de abaixar a temperatura do ambiente, as placas térmicas isolantes melhoram a iluminação e evitam o acúmulo de mofo, o que previne problemas respiratórios, deixa o cheiro da casa mais agradável. O forro ajuda ainda na proteção contra chuva e vento e mantém a temperatura ambiente nos dias mais frios. A reutilização das caixas contribui para diminuir a quantidade de lixo nos aterros sanitários, visto que a caixa longa vida é de difícil decomposição.

Representantes PIBID do curso de Física apresentando o forro térmico alternativo

 

A equipe do projeto Tenda da Saúde, desenvolvido pelo Movimento Cidade Futura, e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis – PROEX/UFU ofereceram orientação nutricional e informações sobre como prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, análise do Índice de Massa Corporal (IMC) e da Circunferência Abdominal. Além disso, foram distribuídas mudas de hortaliças, com o objetivo de incentivar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável e sustentável, plantando e colhendo alimentos orgânicos em seus próprios quintais.

Equipe do projeto Tenda da Saúde

O Grupo de Artesanato Sustentável - Trabalho e Arte, coordenado pelas servidoras da UFU, Vera Lúcia Neves Pires, secretária do mestrado em administração e Ilse Sehn, gerente de qualificação e aperfeiçoamento profissional da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, realizou durante o evento Integração no Bairro uma exposição, onde além de mostrar sua arte, explicaram à população como produzir as peças. O grupo, que existe há três anos, é composto por pessoas que compartilham da preocupação pelo futuro do planeta. Pensando em como poderiam colaborar para a minimização dos impactos ambientas, causados pelos seres humanos, começaram a criar artesanato com materiais reutilizados.

Servidoras da UFU, Ilse Sehn e Vera Lúcia Neves Pires

As peças são confeccionadas com temas variados, de acordo com os materiais disponíveis no momento da criação. As matérias-primas mais usadas são: garrafas, latas, CDs, capas de CDs, embalagens de vidro, retalhos de tecido, pets, anéis de latas, dentre outras. As artesãs aceitam encomendas e, sempre que possível, convites para participar de feiras e mostras. Os telefones para contato são: (34) 9971-6421 e (34) 9256-2260.

Texto e fotos: Letícia França (Estagiária de Graduação)

23/11/13