Implantado Comitê Gestor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Professores, técnicos administrativos e alunos integram equipe
Anônimo
16/11/2017 - 11:50 - atualizado em 21/03/2018 - 14:59

Com o objetivo de promover, de forma articulada - e em rede -, a inserção dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, foi implantado nesta segunda-feira (14/10), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Comitê Gestor de ODS (CGODS).

Vinculado à Diretoria de Sustentabilidade da Prefeitura Universitária, o Comitê é composto por professores de diversas unidades acadêmicas, integrantes discentes, técnicos administrativos e docentes e tem a missão de estimular a criação de uma cultura institucional de educar para cidadania econômica, ambiental, cultural e socialmente responsável. Com a presença do prefeito universitário, João Jorge R. Damasceno, e do chefe de gabinete, Clésio Lourenço Xavier, a solenidade aconteceu no Gabinete da Reitoria e, em seguida, houve a primeira reunião oficial de atrabalho.

Ao dar posse ao Comitê, o reitor Valder Steffen Júnior ressaltou que a UFU é uma das primeiras universidades brasileiras a adotarem a agenda do Desenvolvimento Sustentável nesta ação que envolve as Organização das Nações Unidas (ONU). “As nações estão preocupadas com esta agenda do desenvolvimento sustentável, embora tenhamos observado alguns retrocessos recentes nessa área, por parte de países importantes. Isso diz respeito a toda a comunidade internacional”, disse Steffen.

Para o reitor, o desenvolvimento ambiental, sustentável, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social tem relação direta com a agenda da UFU. “E o que é muito importante é que nenhuma nação deve ser deixada para trás. Todas devem participar deste processo global que visa exatamente o maior conforto do homem no nosso pequeno planeta”, concluiu Steffen.

Os objetivos

O coordenador do CGODS/UFU, Nelson Barbosa Júnior, destacou que esta nova agenda mundial teve início em 2000, na ONU, com os Objetivos do Milênio (ODM), a partir dos quais se instituiu uma agenda de 2000 a 2015 composta por várias metas para a erradicação da pobreza.

“Essa agenda terminou em 2015 e foi observado que muito se alcançou. Diminuiu-se a mortalidade infantil e a pobreza extrema, aumentou o número de crianças na escola, aumentaram os investimentos para erradicação de doenças como malária, tuberculose e aids e isso fez com que em 2015 fossem instituídos os novos objetivos que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é a Agenda 2030, com 17 objetivos e 169 metas para o desenvolvimento global” explica Barbosa.

Rede de Universidades

Segundo Barbosa, neste ano de 2017, o Brasil iniciou esta discussão. Foram criadas a Comissão Nacional de ODS para a definição das metas e também a Rede ODS Universidades Brasil, pioneira no mundo, da qual a UFU é uma das primeiras integrantes.

Envolvendo instituições públicas e privadas, a Rede de Universidades propõe-se a contribuir com os objetivos do desenvolvimento sustentável. “Nossa responsabilidade é internalizar esta proposta na universidade e também contribuir com os municípios na implementação dos ODS, ou seja, a universidade tem um papel fundamental nesse processo e isso tem que permear todas as nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, como já existem várias atividades realizadas na UFU que atendem a esses objetivos”, afirma o coordenador.

Ações do Comitê

Estruturado para realizar reuniões mensais e extraordinárias, principalmente na fase de implantação, o Comitê Gestor dos Objetivos de Sustentabilidade da UFU se organiza para, neste primeiro momento, difundir e internalizar na comunidade universitária a cultura e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, para, em seguida, direcionar esforços para as formas com as quais a universidade pode contribuir com a comunidade externa.

“É importante também fazer um levantamento sobre quais são as ações que a universidade já tem realizado visando alcançar as metas e os objetivos do ODS, porque nós sabemos que, por muitos professores e pesquisadores, muitas ações de ensino, pesquisa e extensão vem sendo realizadas nesse campo mas que não são computadas como tal, disse Marrielle Maia Alves Ferreira, docente do curso de Relações Internacionais e integrante do comitê.

Tal percepção, compartilhada por Sylvio Luiz Andreozzi, professor do Instituto de Geografia e membro do CGODS, deve-se à característica dos ODS de estarem espalhados pela sociedade e, por conseguinte, dentro da universidade, e por não serem divulgados como metas de desenvolvimento sustentável, devem ser compartilhadas.

“Essa é uma das frentes de trabalho do Comitê, que é dar visibilidade a tudo aquilo que é feito dentro da universidade, a tudo aquilo que ela pode colaborar com o restante da sociedade para que nós possamos implementar a ODS. É importante lembrar que ODS vai muito além da sustentabilidade ambiental. Existem características da ODS relacionadas a gênero, a posicionamentos políticos, inclusive, quanto à dignidade humana. Então a ODS é uma plataforma muito ampla, apoiada pelas Nações Unidas para estimular uma sociedade mais igualitária, mais justa, em todos os sentidos, não apenas no sentido ambiental”, conclui Andreozzi.

Para mais informações:

Diretoria de Sustentabilidade da Prefeitura Universitária da UFU